subject
World Languages, 14.06.2021 16:50 anabelhosva

Redação prova simulada A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

1. fugir ao tema ou que não atender ao gênero solicitado.

2. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

ATENÇÃO: Após clicar em "Enviar redação", não será possível sair da tela até finalizar esta etapa.

TEXTOS MOTIVADORES

Texto I

ECO E NARCISO

— Não aguento mais essa tagarela da Eco – segredou um dia a deusa dos bosques a uma das suas ninfas.

De fato, não era só Diana que não suportava mais o falatório da ninfa. Nenhuma das suas amigas podia mais vê-la pela frente sem fugir de sua língua incansável. Apesar de ser tão bela quanto a mais bela das ninfas, Eco tinha a mania incontrolável de falar pelos cotovelos.

[…]

Mas Eco não se corrigia e prosseguia falando, até a exaustão. Um dia, porém, meteu-se com Juno, a esposa de Júpiter, e isso foi a sua ruína.

[...]

— Porque pretendeu me fazer de boba, a punirei, fazendo com que nunca mais possa dizer nada a não ser as últimas palavras que escutar – amaldiçoou Juno.

— ... as últimas palavras que escutar... – repetiu Eco, em cuja boca o feitiço já começava a atuar.

[…]

Assim vagou a ninfa por entre os bosques durante muitos anos, até que um dia, caminhando pelas montanhas, encontrou Narciso, um jovem caçador […]. Seguiu-o por um longo tempo, imaginando qual o melhor meio de se aproximar dele, até que, ao pisar num galho solto, despertou finalmente a atenção do moço.

— O que foi isto? – perguntou o rapaz. – Há por aqui mais alguém?

— ... mais alguém... – repetiu Eco.

— Chegue mais perto – disse Narciso, sem ver ninguém.

— ... mais perto... – disse Eco e mostrou-se, finalmente […].

— Diga-me, ninfa, como faço para sair daqui?

— ... sair daqui – replicou Eco […].

Não podendo expressar com suas próprias palavras o seu amor […], lançou-se para ele num frenético abraço. […]

— O que está fazendo? – exclamou Narciso, atirando-a ao solo com um empurrão.

— Não quero o seu amor!

— ... quero o seu amor... – repetiu a ninfa, vendo Narciso dar-lhe as costas […].

[…] a pobre ninfa recolheu-se para o interior de uma caverna no bosque. Ali, após enfadar durante longos anos as paredes da gruta com seus lamentos e lágrimas, viu seu corpo, aos poucos, dissolver-se na escuridão da caverna, até passar a fazer parte dela. Da pobre ninfa só restou sua voz cava e profunda, a repetir sempre as últimas palavras que os passantes pronunciassem.

FRANCHINI, A. S.; SEGANFREDO, C. As 100 melhores histórias da mitologia. Porto Alegre: L&PM, 2007. p. 111-112.

Texto II

O NASCIMENTO DO MUNDO

Nada ainda existe no mundo a não ser Nun, o grande oceano primitivo que um dia será chamado pelos sábios de “sagrado Nilo”. Ao seu redor, reinam o silêncio, as trevas e o caos infindo, não havendo ainda olho humano […].

E então, inesperadamente, o grande mistério acontece: Nun começa subitamente a mover-se, despertando, enfim, de seu longo sono primordial. […]

Aos poucos a força vital de Nun começa a operar, e das profundezas do mar revolto surge lentamente uma pequena ilha envolta pelo impenetrável manto da escuridão. […] Brotada no centro dessa pequena ilha, ergue-se, aos poucos, uma pequena flor de lótus […], do centro da flor […] forma-se, finalmente, a figura soberana de uma nova e luzente divindade. Alguns a chamarão de Rá, outros, de Amon, e ainda outros, de Amon-Rá […].

A nova divindade emerge de seu delicado leito estendendo seus raios flamejantes pela terra inteira […] até que tudo se torna claro o bastante para que se possa separar a luz da treva. […] os olhos de Rá nublam-se de luminosas lágrimas […]. Uma gota cristalina desliza e cai de seus olhos brilhantes […]. Dessa gota divina, um dia, surgirá a humanidade.

FRANCHINI, A. S.; SEGANFREDO, C. O nascimento do mundo. In: As melhores histórias da mitologia egípcia. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2006. p. 9-10.

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Crie uma personagem fictícia imaginando onde ela mora, o que faz, com quem interage e qual fenômeno natural ou comportamento humano é ligado a ela. Em seguida, pense que ela seja responsável por esse comportamento, situação ou fenômeno que você imaginou e redija um conto mítico que narre como sua personagem deu origem a isso.

ansver
Answers: 3

Another question on World Languages

question
World Languages, 22.06.2019 15:00
Which does not identify the symbolism of the white umbrella
Answers: 1
question
World Languages, 25.06.2019 15:00
Which of the following has a positve charge? a) protons b) neutrons c) particles
Answers: 2
question
World Languages, 26.06.2019 10:00
Scientific inquiry refers to the diverse ways in which scientists study the natural world and propose explanations based on the evidence they gather. select the best answer from the choices provided t f
Answers: 1
question
World Languages, 28.06.2019 00:00
Select the word from the list that best fits the definition i do chores because my parents expect everyone to with housework
Answers: 1
You know the right answer?
Redação prova simulada A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o núme...
Questions
question
Mathematics, 01.12.2020 03:00
question
Mathematics, 01.12.2020 03:00
question
Mathematics, 01.12.2020 03:00
question
Business, 01.12.2020 03:00